Serviço

Home > Serviço > Ortodontia Infantil

Ortodontia Infantil

O tratamento ortodôntico em crianças é feito através da ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM), a qual é a especialidade que tem como objetivo prevenir e tratar as maloclusões e suas consequências físico-funcionais, através de recursos terapêuticos que utilizem estímulos funcionais adequados, oferecendo as condições para que o sistema estomatognático ( músculos, ligamentos, dentes, ossos do terço médio e inferior da face) alcance a sua normalidade morfofuncional, promovendo o equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e deglutiva.

Essas funções, quando em equilíbrio, promovem o crescimento e desenvolvimento crânio facial adequado.

A atuação precoce previne desequilíbrios mastigatórios, assimetrias de desenvolvimento, disfunções articulares (ATM) e problemas periodontais (de gengiva), diminuindo ou simplificando a necessidade futura de uso de aparelhos ortodônticos. O conhecimento e aplicação dos conceitos da Ortopedia Funcional dos Maxilares visa melhorar a função mastigatória, fundamental para o desenvolvimento de uma dentição saudável e equilibrada.

Os aparelhos ortopédicos produzem estímulos na rede dos neurônios sensoriais da região bucal, que levam a mensagem até o sistema nervoso central que, por sua vez, responde remodelando estruturas ósseas, musculares, articulares e funcionais. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, trazendo de volta o equilíbrio do sistema nervoso.